Diretoria do Consórcio Intermunicipal Dom Mariano toma posse
O Consórcio Intermunicipal Dom Mariano, Condomar, constituiu nova diretoria na última sexta-feira (11). Uma fusão de 13 municípios do território diocesano de Pesqueira, que tem como objetivo ações na linha de segurança alimentar e nutricional, acesso à água para consumo humano e produção, e meio ambiente.
Uma ação de retomada da Diocese de Pesqueira, com o apoio da Cáritas Diocesana de Pesqueira, que irá ofertar melhorias na qualidade dos serviços públicos prestados pelos municípios, totalizando cerca de 500 mil pessoas.
Para recepcionar os convidados o hall do hotel Estação Cruzeiro, sediou a apresentação do Grupo Siriri do Horizonte Alegre, da cidade da Pedra que apresentou uma dança típica da cidade da região.
Participaram da posse o bispo Diocesano Dom José Luiz Ferreira Salles; o presidente da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Aparecido Libório; o diretor da Compesa, Aldo Santos; um representante do Senado; o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Nilton Mota; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, o deputado estadual, João Eudes; prefeitos e prefeitas dos municípios que compõe o Condomar; e ainda imprensa local e da região, e demais convidados.
A secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, iniciou a solenidade fazendo um resgate histórico do Condomar, da criação a articulação nos municípios, sua parada e a reativação a pedido da Diocese de Pesqueira, com Dom José Luiz. “O Condomar não tem partido, nem cor, como sabiamente diz Dom José. Nosso objetivo enquanto Igreja é articular o diálogo e a cooperação entre sociedade civil e os poderes públicos, para assim implementarmos políticas que gerem resultados para a população dos treze municípios que constituem o consórcio”, explica.
Tomaram posse para gestão no biênio 2017/ 2019, no cargo de diretor-presidente quem assumiu foi o prefeito da cidade da Pedra, Osório Filho; como vice-presidente, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira; como tesoureiro, o prefeito de Alagoinha, Uilas Leal; como secretário, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, e para o cargo de secretário executivo, Edésio Medeiros.
Para o diretor – presidente, Osório Filho, “Esta nova gestão é forte e disposta a trabalhar com honestidade, o que será a nossa marca. Estamos prontos e vamos fazer a diferença na gestão. Com o apoio da Diocese de Pesqueira, vamos articular para entrarmos em espaços que antes estávamos inativo”, afirma.
Como primeira solicitação do Condomar, o diretor-presidente no ato da posse entregou ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, uma solicitação de uma perfuratriz para que o consórcio possa atender melhor os municípios consorciados. Também, na ocasião a Diocese recebeu do secretário de Agricultura uma Ordem de Liberação para execução cisternas do tipo calçadão para o Programa Pernambuco Mais Produtivo (PMP), nos municípios de Pedra, Tupanatinga e Buíque.
Segundo Dom José Luiz, “o Condomar foi um sonho que se tornou realidade, e a palavra a partir de agora é o cuidar. Cuidar um do outro e de onde estamos, e a Igreja está aqui para ajudar nesta realidade. Nossa região é rica, mas precisamos saber cuidar e sonhar com sabedoria para termos sucesso”, finaliza.
Integram o Condomar os municípios de Arcoverde, Alagoinha, Belo Jardim, Jataúba, Poção, Pesqueira, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga, Venturosa, Brejo da Madre de Deus, Buíque e Pedra.
Consórcio Intermunicipal Dom Mariano, CONDOMAR
Em 2007 foi aprovado em 11 municípios o Protocolo de Intenção do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico e Social da Região do Agreste Pernambucano (CRAP), em 2008 uma assembleia constituiu o Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Condomar), tendo como articulador o bispo diocesano de Pesqueira na época, Dom Francisco Biasin. Inerte por alguns anos, apenas em 2017 com o atual bispo diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Pesqueira os (as) prefeitos (as) da região se motivaram a retomar o consórcio, a fim de discutir melhorias na qualidade dos serviços públicos prestados para os 13 municípios que integram o território diocesano.
Por Rosanny Barreto,Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.






