Jataúba inicia Rodas de Conversa sobre o Grito dos Excluídos

Nesta quarta-feira, 30, a Cáritas Diocesana de Pesqueira iniciou a programação das rodas de conversa em alusão a 23ªº edição do Grito dos (as) Excluídos (as). Com o tema “Vida em Primeiro Lugar”, e o lema “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”, a proposta diante de tantos acontecimentos na atual conjuntura política e social do país, é debater a defesa dos direitos, da democracia, e do povo.

As rodas de conversa tem como objetivo refletir a partir das proposições e reivindicações apresentadas nos encontros que irão ocorrer nas 4 (quatro) regiões pastorais. Cada região deve escolher um representante que irá apresentar a compilação dessas propostas no dia 5 de outubro durante o “Seminário Diocesano do Grito dos Excluídos”.

O diácono e presidente da Cáritas Paroquial Quitéria Abigail Araújo, José de Quitério, será o representante da área pastoral Brejo. “Não temos que cobrar apenas aos políticos,e deputados. Temos que aprender a olhar a nossa volta, e às vezes, é o nosso irmão do lado que precisa de ajuda. E este é o nosso papel enquanto Igreja, sermos luz e sementes de amor ao próximo”, declara.

Para o secretário de Agricultura de Jataúba, Izael Monteiro, “precisamos voltar para as nossas bases. É lá que ações como esta devem acontecer, as pessoas precisam entender sobre direitos, deveres,  o que são os movimentos, e onde estão inseridos”, comenta.

As próximas rodas ocorrem nesta quarta-feira (30) em Belo Jardim; na quinta-feira (31), em Pesqueira na Serra da Cruz. A partir de 5 de setembro a cidade de Pesqueira, receberá  mais 6 rodas de conversa. Pode participar movimentos sociais, associações, sindicatos, pastorais sociais, comunidades indígenas e quilombolas, movimento de juventude e mulheres, e organismos da Igreja.

Participaram do encontro agentes da Cáritas Diocesana, o secretários de agricultura de Jataúba, representante da Cáritas Paroquial Quitéria de Abigail Araújo, de pastorais sociais, e leigos e leigas.

O Grito

O Grito dos (as) Excluídos(as) se propõe como um processo político e de atuação firme em favor de todos os povos oprimidos e excluídos historicamente no Brasil. Há 23 anos, esta articulação tem levado milhares de pessoas às ruas para denunciar uma série de violações. As manifestações acontecem na Semana da Pátria, com ponto máximo no dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. O Grito coloca, assim, uma reflexão sobre que tipo de independência temos hoje no Brasil e qual a real independência que queremos.

Por Fabiana Francelino, Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

1

2

3

4

5

IMG_4441

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *