Pelo quarto ano o Dia do Agricultor reúne 2000 agricultores pelas ruas de Pesqueira

O Dia do Agricultor já faz parte do calendário dos agricultores e agricultoras do Agreste de PE, mais precisamente da cidade de Pesqueira e dos municípios que integram a Diocese de Pesqueira. Este ano ocorreu a quarta edição do evento,que mais uma vez recebeu 2000 agricultores e agricultoras para uma caminhada pelas ruas da cidade, até o Espaço Ford.

A Praça Dom José Lopes, local da concentração, recebeu as caravanas de diversos lugares, Jupi, Caetés, Tupanatinga, Buíque, Pedra, Venturosa, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Jataúba, São Bento do Una, e tantos outros que foram chegando por volta das 8h da manhã, e de imediato receberam, camisa, boné e garrafinha de água, e lanche.

Para iniciar a programação o grupo de idosas acompanhado pela Cáritas Paroquial Cônego Emanoel Vasconcelos, da cidade da Pedra, e o Samba de Coco de Sanharó se apresentaram na praça que às 9h já estava completamente lotada. Após as boas-vindas do bispo diocesano Dom José Luiz Ferreira Sales, e do bispo de Barra do Piraí, da cidade de Volta Redonda (RJ), Dom Francisco Biasin, a caminhada seguiu pelas ruas da cidade de Pesqueira.

Durante todo o percurso, os 2000 agricultores e agricultoras, cantaram, e entoaram gritos de luta como, “Se o campo não planta, a cidade não janta”, e “Se o campo não roça, a cidade não almoça”. Ao passar pela Praça da Rosa, o grupo de Bacamarteiros de Sanharó, presenteou o evento com uma salva de 12 tiros.

Quem acolheu o público no espaço Ford foi mais uma vez a banda de Pífano da cidade de Jataúba. Com o público devidamente acomodado, foi a vez da apresentação da Compainha de teatro de Sanharó, que emocionou com o espetáculo ao som de “Triste partida”, “Asa Branca”, e tantos outros sucessos que retratam o nordeste e seu povo.

Com o tema “Pão partilhado e Bem Viver”, a coordenação do Dia do Agricultor decidiu homenagear alguns agricultores (as) que fazem a diferença na agricultura familiar em seus municípios, são eles (as): Seu Simão Simão Salgado, agricultor experimentador do município de Caetés; Lucia Galindo, agricultora do município de Alagoinha; Hilda Almeida, agricultora do município de Venturosa; Ronaldo Macário, agricultor do município de Tupanatinga e Maria José Ramalho, agricultora do município de Buíque, e para contar a história deles foi exibido um vídeo em suas propriedades contando a importância da agricultura familiar em suas vidas.

Seu Simão Salgado, conta a emoção ao receber a homenagem. “Eu não esperava receber esta homenagem. Sempre tive o sonho de possuir um lugar onde minha família pudesse viver com saúde alimentar e qualidade de vida, e hoje posso dizer que consegui isso, graças a agricultura familiar, não tem outra explicação”, conta.

Após a homenagem, Dom José Luiz abençoou os alimentos e mudas que foram trazidos pelos agricultores(as). As mudas os agricultores(as) puderam realizar a troca de sementes, e os alimentos serão doados para algumas entidades.

Ao final houve sorteio de brindes que foram doados pelas empresas parceiras do evento, como premiação especial de uma TV, seguido de um almoço para encerrar as comemorações do Dia do Agricultor. Todo o evento teve o patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

Por Fabiana Francelino, Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Fotos: João Tavares

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.27.22

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.27.46

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.27.51

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.28.18

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.27.38

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.28.23

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.28.33

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.28.37

WhatsApp Image 2017-08-07 at 18.28.04


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *