Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza mais uma Roda de Conversa
Na última sexta-feira (22), o Centro Pastoral Dom Hélder Câmara, em Pesqueira, sediou uma das Rodas de Conversa alusivas a 23°Grito dos (as) Excluídos (as). Promovido pela Diocese de Pesqueira através da Cáritas Diocesana de Pesqueira com o apoio da Cáritas Interparoquial Maria Mãe da Graça, o Grito tem como tema “Vida em Primeiro Lugar”, e o lema “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”, e visa debater a defesa dos direitos e democracia do povo, diante de tantos acontecimentos na atual conjuntura política e social que o país vive nos últimos tempos.
As Rodas de Conversa já ocorreram em Jataúba, Buíque, Tupanatinga e agora em Pesqueira, onde reuniu cerca de 50 pessoas para entenderem o significado da expressão o Grito dos (as) Excluídos (as), e quais as principais necessidades e problemas de cada localidade.
Para Gleibson Maciel, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pesqueira, “as rodas e esta edição do Grito tem promovido um importante debate e diálogo, entre os movimentos, os sindicatos, as associações, a Igreja e a população em geral”, comenta.
Para a professora Rosa de Lima, representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), “precisamos mudar muita coisa e para iniciar temos que nos unir, pois só assim seremos mais fortes e teremos mais responsabilidades com as minorias, os excluídos e tantos outros”, finaliza.
Todas essas preposições serão sistematizadas e apresentadas no dia 5 de outubro, durante o “Seminário Diocesano do Grito dos Excluídos”, através dos representantes escolhidos pela comunidade/cidade.
As Rodas têm como objetivo refletir a partir das proposições e reivindicações apresentadas nos encontros, que estão acontecendo nas quatro regiões pastorais da Diocese de Pesqueira.
Participaram representantes de paróquias, associações, grupo de mulheres, movimentos, Conselhos e Sindicatos Municipais.
Por Rosanny Barreto, Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.







