Paróquia em Alagoinha debate sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, por meio da Cáritas Paroquial Pe. Pereira CSsR, ambas de   Alagoinha, promoveram na última sexta-feira, 18, um Debate Público contra o Abuso e  Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município.

Para ministrar o debate foi convidado o administrador da Paróquia  Nossa Senhora da Saúde, do município de Belo Jardim, e membro da Arigatou Internacional – organização que lança e promove o desenvolvimento de iniciativas que garantam os direitos bem estar das crianças – Padre Glauco Filho, que pontuou diversos aspectos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, como o papel da sociedade no combate a essa exploração, e  as relações familiares frente ao tema.  

A presidente da Cáritas Paroquial Maria da Paz, trouxe para a plenária a importância e o cuidado com as crianças e adolescentes, que a Cáritas Paroquial precisa avançar mais nesta discussão, e que o Poder Público precisa instrumentalizar mais ações de cuidado e zelo acerca do assunto.  

Segundo o coordenador do Núcleo de Articulação da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Itamar de Carvalho, “para a Cáritas Diocesana participar deste momento foi importantíssimo pois desperta na sociedade do município de Alagoinha como acontece e o quanto está próximo à exploração sexual de crianças e adolescentes. Entendemos que é um tema de extrema relevância, e deve ser discutido diariamente nas escolas, e em nossas casas. Por fim, para nós foi um momento de fortalecimento desta luta e nos colocamos à disposição para contribuir com a Cáritas Paroquial neste processo”, finaliza.    

Por fim, ficou agendado para o dia 7 de junho, também no salão paroquial um encontro com os representantes do Poder Público, do Ministério Público, da gestão municipal, dos alunos, professores, gestores de escolas e sociedade civil, com a finalidade de discutir estratégias de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

Participaram do debate o Pároco Pe. Fabio de Lima, representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário do município, e gestores, professores e alunos das Escolas Municipais e Estadual.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

20180518_113728

20180518_110801

20180518_110225

20180518_091623

20180518_091526

20180518_091507


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *