Encontro reúne agentes e voluntários da Cáritas Interparoquial no município de Sertânia

Um dos principais pilares da Cáritas Diocesana de Pesqueira são as ações realizadas junto com as Cáritas (Inter) Paroquiais. Elas, na essência da sua missão, promovem e articulam ações junto às paróquias, buscando a construção solidária de uma sociedade que defende a vida e promove uma solidariedade libertadora.

Com o objetivo de fortalecer essa ação já consolidada em nove municípios da Diocese de Pesqueira, a Cáritas Diocesana tem promovido encontros com os agentes das Cáritas (Inter) Paroquiais para apresentar o processo de planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização da Rede Cáritas; além de fortalecer a mística e a espiritualidade dos (as) agentes.

Nesta última quarta-feira (27), o encontro aconteceu na cidade de Sertânia, com a Cáritas Interparoquial Sagrada Família. Agentes Cáritas, novos integrantes, Pe. Júnior Rebouças e a Irmã Edenice Maria, reuniram-se para refletir sobre a missão da Cáritas no município, bem como, planejar a partir das prioridades da paróquia as principais ações para 2019.

O encontro foi conduzido pela secretária executiva, Neilda Pereira, ao lado do articulador social, John Lennon. Antes de iniciar, o Diácono Permanente e agente Cáritas, Geovane Bezerra, realizou um momento de oração a partir da leitura e reflexão do Evangelho.

Logo em seguida, os agentes Cáritas que estão na atuação desde a fundação em 2015, resgataram o surgimento do rosto da Cáritas Interparoquial Sagrada Família na cidade de Sertânia. “A nossa história começou na vontade de unir as paróquias e realizar uma ação concreta diretamente com as pessoas, e quando olhamos o nosso caminho até hoje, já fizemos muita coisa, projeto com mandala produtiva, campanhas, doações e muitas outras coisas. E nós não deixamos apenas marca na vida das pessoas, a Cáritas deixa uma marca na nossa vida também, nos ensinou a praticar a Palavra de Deus na vida dessas pessoas”, comentou Geovane.

IMG_3479]

Esse momento da partilha histórica da Cáritas Interparoquial, serviu não apenas como um resgate, mas também para apresentar aos novos integrantes a importância da ação caritativa junto com a Igreja que se revela por meio da Cáritas. Para reforçar essa atuação, foi exibido um vídeo com discurso do Papa Francisco, onde ele fala para representantes de diversas Cáritas espalhadas pelo mundo.

“Neste vídeo, Francisco deixa claro que uma Igreja sem caridade não existe, que a Cáritas se revela como a carícia e o amor da Igreja com o seu povo. Isso nos mostra que não existe Cáritas sem a presença da Igreja, e a Cáritas Interparoquial ou Paroquial, deve ser essa extensão da paróquia no serviço da caridade, elas devem caminhar juntas, sendo presença de Deus a serviço das pessoas, e em especial, as mais empobrecidas” reforçou Neilda.

Neste sentido, os participantes pontuaram as principais prioridades que a Cáritas Interparoquial, junto com as paróquias, devem atuar neste ano, sendo apontados dois eixos: o trabalho com a juventude e momentos de formação. Como encaminhamentos, surgiram atividades que irão trabalhar esses eixos. A realização do “Encontro com Juventudes”, para identificar jovens que possam desenvolver uma ação em comunidades ou bairros, bem como, momentos de formação e capacitação para esse público.

E, na prioridade “Formação”, será realizado o Curso de Fé e Política a nível paroquial, com objetivo de oferecer à tarefa dos (as) leigos (as) no contexto cultural, social e político contemporâneo. A formação será destinada às lideranças das comunidades rurais, pastorais sociais, movimentos e organismos eclesiais; de associações comunitárias e conselhos municipais; e pessoas com responsabilidades em organizações e movimentos sociais.

Ainda na ocasião, os agentes marcaram um momento de visita ao bairro Imaculada Conceição, do município, com o intuito de promover um momento de escuta das pessoas que lá residem, e também, conhecer de perto realidades que precisam de atenção.

Cáritas Paroquiais e Interparoquiais

Na Diocese de Pesqueira existem 9 organismos com estes perfis de atuação que é de promover a ação social da Igreja junto as paróquias. São elas: Cáritas Interparoquiais, localizadas em Sertânia e Pesqueira; e as Cáritas Paroquiais, situadas nos municípios de Buíque, Pedra, Tupanatinga, Alagoinha, Jataúba, Poção e Venturosa. Em processo de formação, temos 4 organismos nos seguintes  municípios: Arcoverde, Sanharó, Brejo da Madre de Deus e Belo Jardim.