Dia do Agricultor é celebrado virtualmente em sua 7ª edição

Durante seis anos consecutivos, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou um grande evento na cidade de Pesqueira, conhecido como o Dia do Agricultor. Em todas as edições, o evento reunia mais de quatro mil agricultores/as da região, em um momento de celebração, mas, sobretudo, um encontro para o fortalecimento do debate de políticas públicas para a agricultura familiar.

Diante da nova realidade com a Covid-19, o Dia do Agricultor ganhou um novo formato virtual, que através da internet alcançou públicos de diversas regiões do país. Neste ano, com o tema “Agricultura Familiar: Alimento em todas as mesas”, o evento foi realizado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, Diocese de Pesqueira e a Cáritas Regional Nordeste 2, com o apoio da Misereor e Adveniat.

“Este ano, nos desafiamos a levar um evento para quem está em casa, e ao mesmo tempo, continuarmos com a nossa tradição de celebrar essa data. Sabemos que independente de estarmos ou não nas ruas fazendo uma grande festa, o Dia do Agricultor será celebrado eternamente, aonde quer que estejamos. A pauta da agricultura familiar será sempre uma prioridade na ação da Cáritas Diocesana de Pesqueira”, ressalta a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyana.

A programação aconteceu durante o mês de julho com lives temáticas, que abordaram os temas: Produção e Comercialização no contexto da Pandemia; Mulheres e o debate de gênero na Agricultura Familiar; e Segurança e Soberania Alimentar em tempos da Covid-19. Além disto, no sábado (31), uma live celebrativa encerrou as atividades do evento. A noite foi de festa com o show do artista Valdinho Paes, e os convidados Nadja Kelly, Benil e Giovana Freitas.

“Comemorar o Dia do Agricultor diante desse contexto atual é demonstrar o quanto o homem e a mulher do campo são fortes. Temos que celebrar, mas, sobretudo, reafirmar nossas propostas para o fortalecimento da agricultura familiar para o agreste e sertão do Estado, e estender esse debate para todo o nordeste. A cada ano, estamos reafirmando a luta dos agricultores e agricultoras no dia a dia, com a certeza de que enquanto Igreja, precisamos contribuir na organização nas comunidades, na formação para as conquistas das políticas públicas e na participação efetiva nos espaços de controle social”, completa a secretaria regional da Cáritas Nordeste 2.