Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza lançamento de projeto voltado para o protagonismo de mulheres agricultoras e artesãs

 A atuação junto com mulheres agricultoras e artesãs faz parte de uma das linhas de ação da Cáritas Diocesana de Pesqueira. No intuito de fortalecer essa temática, com ações mais efetivas, a Cáritas iniciou uma parceria com a Misereor (instituição católica alemã), através da execução do projeto “Mulheres: Autonomia para Incidência Política no Agreste e Sertão Pernambuco”. A inciativa tem como foco o desenvolvimento de processos que estimule o protagonismo das mulheres em sete municípios do território de atuação da Diocese de Pesqueira, com ações no campo da produção, da comercialização e da geração de renda. Além disto, processos que contribuam para a vivência de relações igualitárias de gênero e a incidência política, a fim de estimular a autonomia econômica e o acesso às políticas públicas.

Neste sentido, na última sexta-feira (1º), a Cáritas realizou o lançamento oficial do projeto, que aconteceu no auditório do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (Cedapp), na cidade de Pesqueira. O evento contou a participação das representações dos grupos que serão beneficiados, bem como as organizações parceiras, entre elas a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseccional Pesqueira; o Cedapp; a Secretaria da Mulher de Buíque; a União Brasileira de Mulheres de Pesqueira (UBM); o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venturosa; o Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Buíque; e entre outros.

A primeira parte da programação, foi dedicada às falas de mulheres convidadas para compor a mesa de abertura, entre elas, a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyana, que retratou um pouco sobre a sua alegria em iniciar esse projeto “por muito anos, a Cáritas de Pesqueira assessorou grupos de mulheres e os acompanhou de perto, mas, sempre tivemos o desejo de ir além. A partir da parceria com a Misereor, será possível concretizar esse sonho. Estamos em um momento de superação de desafios, mas, sobretudo, em um tempo de esperançar. Será um projeto que não terá apenas o rosto da Cáritas, mas também de todos os parceiros que se somaram conosco nesta caminhada. E temos certeza que daqui a dois anos estaremos colhendo grandes frutos e muitos aprendizados”, finalizou.

Logo em seguida, o assessor técnico, Francimário Gomes, apresentou o projeto, os eixos estratégicos, o público-alvo e a área de atuação. O lançamento foi encerrado com a apresentação parcial das atividades previstas para os próximos seis meses. Além disto, durante o evento também aconteceu um momento de mística e espiritualidade, dança cultural do grupo quilombola Mundo Novo e a exposição de vários produtos e peças produzidas por mulheres agricultoras e artesãs.

WhatsApp Image 2022-04-07 at 09.34.16 (7)

WhatsApp Image 2022-04-07 at 09.34.16 (2)

_MG_9408

_MG_9406

_MG_9398

_MG_9360

_MG_9347

_MG_9332


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *