Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza oficina sobre divisão justa do trabalho e igualdade de gênero
No dia 09 de junho, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou a Oficina Presencial sobre Divisão Justa do Trabalho e Igualdade de Gênero, através do Projeto “Mulheres: Autonomia para a Incidência Política no Agreste e Sertão Pernambucano”, em parceria com a MISEREOR.
Participaram desta atividade 18 mulheres artesãs e agricultoras familiares que representam os seguintes empreendimentos econômicos solidários (EES): Grupo de Mulheres Mão Massa e Fundo Rotativo Solidário Mulheres Guerreiras de Salobro (Pesqueira/PE); Grupo Mulheres do Campo (Pesqueira/PE); e Grupo Mulheres de Renda (Poção/PE). Também participaram da atividade, membros da equipe técnica da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
A atividade teve como principal objetivo a troca e a construção coletiva de novos conhecimentos entre as mulheres, relacionados à divisão justa do trabalho doméstico e de cuidado com a família. Pautando a igualdade e o respeito às mulheres e sua diversidade, de modo a contribuir para que estas possam romper a cultura do machismo, que ao longo dos anos tem contribuído para exploração, morte e violação dos direitos das mulheres.
A atividade contou com momentos de trabalho em grupos; exposição dialogada; e debates que estimularam a reflexão das mulheres, quanto à importância da sua participação nos espaços de formulação, discussão, gestão e controle social de políticas públicas.