Cáritas Diocesana realiza capacitação para mulheres com pauta nas lutas de classe e sucessão rural
Nos dias 22 e 23 de julho, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou a Capacitação Presencial sobre Participação da Mulher, Lutas de Classe, Sucessão Rural e Etnodesenvolvimento, através do projeto “Mulheres: Autonomia para a Incidência Política no Agreste e Sertão Pernambucano”, em parceria com a MISEREOR.
A atividade aconteceu no Seminário São José na cidade de Pesqueira, e contou com a participação de mulheres de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES); de Unidades Produtivas Familiares (UPF’s); da Rede de Mulheres do Agreste; e de organizações parceiras, envolvidas na dinâmica do Projeto.
No primeiro dia, a programação abordou um resgate sobre os processos históricos que contribuíram para a formação da sociedade brasileiras e polarização das classes sociais, identificando os conflitos, desafios e lutas. Estiverem presentes alguns convidados, entre eles, o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), João Amorim, que fez o resgate histórico do processo de formação da sociedade brasileira e as lutas de classes.
Além disto, também teve um painel temático sobre a “Participação e o papel atribuído à mulher pela sociedade ao longo dos anos”, mediado pela representante da União Brasileira das Mulheres de Pesqueira (UBM), Jacqueline Torres.
No segundo dia de programação, aconteceu a Roda de Conversa sobre Sucessão Rural e Etnodesenvolvimento, com a participação de Edjane Pereira (liderança Xukuru de Ororubá); Elaine Lima (liderança quilombola Barro Branco em Belo Jardim); Valdeane Santos (liderança quilombola Negros do Osso em Pesqueira); dona Zilda (comunidade quilombola Mundo Novo em Buíque). Durante o evento também houve trabalhos em grupos e debates junto com as participantes.