Cáritas Diocesana de Pesqueira lança projeto junto com mulheres guardiãs de sementes nativas e crioulas
Na última terça-feira (18), a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou o lançamento oficial do projeto “Guardiãs da Vida: Multiplicando Saberes”, o evento aconteceu no Seminário São José, na cidade de Pesqueira. Estiveram participando do encontro, as mulheres que serão assistidas pelo projeto; colaboradoras da Cáritas Diocesana de Pesqueira; representantes do Centro de Apoio ao Pequeno Produtor (CEDAPP) e da Agroflor; e a gestora do contrato, Febe de Oliveira, que participou de forma virtual.
Essa iniciativa tem como objetivo promover processos de formação técnica e socioambiental para 25 mulheres produtoras, coletoras e guardiãs de sementes da Mesorregião do Agreste Pernambucano, estimulando sua articulação e organização em rede e o desenvolvimento de práticas sustentáveis de produção, coleta, manejo e uso de sementes nativas e crioulas, visando a conservação da biodiversidade local. O projeto atuará nos municípios de Bom Jardim; Bonito; Calçado; Itaíba; Jucati; Pesqueira; São João e São Joaquim do Monte.
“Esse encontro foi a primeira ação presencial com o público beneficiário do projeto, que apresentou as ações e discutiu a proposta de trabalho junto com as mulheres e as organizações parceiras do território. Além da troca de experiências, foi um momento rico de discussão em rede sobre sementes crioulas e nativas”, ressaltou a assessora técnica do projeto, Ivone Farias.
O projeto é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de Pesqueira, com o apoio da Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e da Secretaria da Mulher, ambas do governo do Estado de Pernambuco.