Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou capacitação sobre diversidade de sementes nativas e crioulas
Nos dias 08 e 09 de novembro, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou a Capacitação em Caracterização, Identificação e Gestão da Diversidade Comunitária de Sementes Nativas e Crioulas, atividade que faz parte do cronograma do projeto Guardiãs da Vida: Multiplicando Saberes.
O evento aconteceu no Seminário São José, em Pesqueira, e reuniu cerca de 20 mulheres beneficiárias do projeto. A capacitação teve como objetivo promover um estudo sobre o patrimônio das sementes nativas e crioulas, estimulando assim, as participantes a resgatar sementes e árvores nativas em suas propriedades, nas comunidades dos municípios de Bonito, Bom Jardim, Calçado, Itaíba, Jucati, São João e São Joaquim do Monte.
Durante os dois dias de atividade, as mulheres realizaram alguns trabalhos em grupos, entre eles um mapeamento das características, potenciais e fragilidades da comunidade, bem como um levantamento das sementes nativas e crioulas existentes, e também as que estão em extinção nas comunidades.
“Além da partilha de experiências, trocas de sementes e doação de mudas nativas do viveiro do município de Pesqueira, a capacitação proporcionou um espaço na Feira da Agricultura Familiar de Pesqueira para comercialização da produção das participantes”, comentou a assessora técnica da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Ivone Farias.
Também participaram da capacitação os técnicos Robson e Antônio, ambos representando a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS).